Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de maio de 2009

A cor dos vinhos II



Dando continuidade ao tema relacionado á cor dos vinhos abordaremos agora os vinhos tintos.
Nestes vinhos a cor antecipa mais informações que os brancos porque conforme a intensidade pode-se prever a estrutura e conforme a tonalidade a idade ou conservação.
Intensidade: É um conceito relacionado a transparência ou passagem da luz. Quando mais intenso, mais escuro. Quanto menos, mais claro e transparente. Quanto mais intenso, mais robusto, quanto mais claro, mais ligeiro.
Na elaboração de vinhos tintos, há dois fatores que determinam o estilo ou tipo de produto resultante: o grau de maturação da uva e o tempo de maceração.
Grau de maturação da uva: Com a maturação, a uva ganha componentes da cor e estrutura através da maturação da casca e dos taninos, além de álcool e outros que resultam da maturação do suco. Ou seja, quanto mais madura for a uva, mais alcoólico e robusto será o vinho.
Tempo de maceração: Maceração é o contato das cascas com o suco, condição essencial na elaboração dos vinhos tintos já que este último não tem cor. Uvas como Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir e outras tem o suco cristalino e esta e a razão pela qual é possível produzir um vinho “Blanc de noir” – branco de tintas com elas.
O tempo de maceração, que é o tempo em que permanecem as cascas em contato com o suco, determinará a quantidade de componentes contidos na uva, que são extraídos e diluídos no suco/vinho. Como os taninos são mais solúveis no álcool, quando mais prolongada a maceração, maior formação de álcool e conseqüentemente maior extração de taninos. Vale lembrar que estes constituem o “esqueleto do vinho”.
Por todas estas razões os vinhos de cores mais intensas geralmente são mais robustos, encorpados, alcoólicos e saborosos. A figura mostra dois vinhos com diferente intensidade. Fica claro aos olhos qual é o que tem aparência de mais robusto.

2 comentários:

Potiguara Júnior disse...

Ola Adolfo.
Obrigado pelo comentário sobre meus textos.
Sinto-me honrado e satisfeito por teres gostado.
Notei nas fotos deste tópico o tom alranjado dos dois vinhos. Tem a ver com a idade conforme o "A cor dos vinhos III"?
Obrigado.
Um abraço.

Adolfo Lona disse...

PotiJr: Neste tópico quero mostrar com as fotografías a intensidade diferentes dos vinhos. O da esquerda mais claro e transparente (menos intenso) e o da direita mais intenso. Por coincidência os dois são bastante laranjas o que demonstra que são vinhos mais maduros.
Abraço
Adolfo