Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Elaboração de chardonnay 2012


Começamos a colheita de chardonnay na manhã do dia 26 de janeiro e a elaboração logo depois. A uva, em perfeito estado sanitário, foi colhida com moderada maturação com o objetivo que o vinho resultante seja de graduação alcoólica entre 10,50 e 11% de álcool e acidez total superior a 6,5 gramas litros de ácido tartárico.
Nas figuras acima se observam as caixas de transporte e a seleção prévia dos cachos, retirando os grãos podres, muito verdes e folhas. Esta operação foi facilitada pelo excelente estado da uva devido ao clima seco dos últimos dias.
Para extrair o suco foi utilizada uma prensa pneumática de membrana marca Velo, da Itália. Estas prensas fazem um trabalho adequado para extrair o suco flor ou gota que é o que sai com baixas pressões, não superiores a 0,6 quilos por cm2. Como a uva é distribuída ao longo do cilindro a pressão exercida é igual em toda a superfície. O volume extraído de suco flor corresponde a aproximadamente 50% do peso, ou seja, a cada quilo de uva é obtido meio litro de vinho.
As prensa dispõem de uma membrana que infla com ar e pressiona as uvas que soltam o suco que é direcionado de imediato aos tanques de limpeza prévia.

2 comentários:

Tiago disse...

Prezado Adolfo Lona

Parabéns pelo post. Que esta safra de espumantes seja excelente - estamos aguardando ansiosamente :)
forte abraço

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

PS.: Estou terminando a leitura de seu livro, gostei muito - nada como o aprendizado.
PS 2: Espero visitá-lo em breve em sua cantina em Garibaldi.

Adolfo Lona disse...

Caro Tiago:
Com certeza os espumantes serão fantásticos.
Fico feliz que o livro seja de utilidade. Você sabe que o caminho da aprendizagem é longo. Todos os dias aprendem-se novas coisas. Aguardo-lhe em minha pequena produtora.
Abraço