Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Os aromas dos vinhos


Os vinhos e os espumantes possuem alguns componentes, como álcool e acidez, em proporção tão harmônica e justa que é possível apreciá-los puros, sem diluição.
É uma delícia observar as cores, sentir os aromas, saborear o gosto.
Os aromas que provêem da uva e os que se formam durante a elaboração e envelhecimento são sentidos com total nitidez e permitem antecipar as características mais marcantes: os vinhos mais jovens destacam os aromas frescos e frutados, os vinhos envelhecidos os que lembram couro, fumaça e baunilha quando maturados em carvalho.
O olfato é o sentido mais eficaz pela sua abrangência, fidelidade e capacidade de associação. Ao final, é o sentido das emoções e das lembranças. Podemos esquecer uma bela paisagem mais jamais esqueceremos do cheirinho agradável da pipoca que nossa mãe fazia nas tardes de domingo, rememorada ao passar por uma máquina que as prepara num cinema ou num parque de diversões.
Infelizmente o olfato é um dos sentidos menos utilizado e por tal razão pouco treinado em especial nos homens, que parecem ter medo de cheirar. Ante um copo de vinho ficam constrangidos, temerosos de aproximar o nariz e sentir os aromas. Neste quesito as mulheres levam ampla vantagem e por isso possuem predisposição natural para serem boas degustadoras. Elas, além de serem menos inibidas, usam com mais assiduidade o olfato e por isso possuem maior agilidade para identificar aromas e associá-los.
Quem gosta de apreciar vinhos deve usar o olfato como ferramenta principal para descobrir virtudes e defeitos deixando para traz preconceitos ou inibições. Não precisa fazê-lo de forma ostensiva proporcionando um show que chame a atenção. Muito menos, com cara de premio Nobel, cheirar com uma narina, depois com a outra!.
Incorporando o hábito de cheirar com atenção quando trata-se de vinhos e espumantes, você estará possibilitando ao sentido mais eficaz que é o olfato, lhe transmitir as características principais dos produtos e deste modo conhece-los melhor, com muito prazer.

Nenhum comentário: