Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O sommelier




Por força de meu trabalho estou viajando seguidamente a SP e RJ verifico o avanço incrível que estas cidades tiveram no tratamento do vinho em restaurantes. Um enorme número de restaurantes conta, à frente do serviço do vinho, de um sommelier que conforme o tamanho do estabelecimento pode dispor de uma equipe deste profissionais.
Que bom que isto aconteça na capital brasileira da gastronomia, onde é possível comer a cada dia do ano pratos das mais variadas cozinhas, desde a oriental à sul-americana, e na mais bela e charmosa cidade do Brasil .
Que bom que vinhos e espumantes sejam tratados como merecem, por profissionais preparados que atendam as necessidades de sua clientela. Isto enriquecerá o serviço e as cartas favorecendo a escolha dos usuários.
É de destacar ainda que muitos dos sommelier que conheci são pessoas humildes nas quais o brilho em seus olhos mostra o orgulho com que enfrentam o novo desafio.
É importante destacar o trabalho que desempenham as ABS-Associação Brasileira de Sommeliers de SP e RJ na preparação destes profissionais. A obra que iniciou meu amigo Danio Braga muitos anos atrás fundando a ABS no RJ dá seus frutos.
Alguns questionam a qualidade da preparação dos sommelier que provavelmente não é a dos europeus. Até posso concordar mas acho que o importante é iniciar este movimento de dar lugar e valor aos profissionais. Neste caso diria que “el caminho se hace al andar”, a prática os tornará melhores.
Fico a lamentar o fato de que em Porto Alegre, capital do estado maior produtor de vinhos e espumantes, a presença de sommelier nos restaurantes é quase nula. Como faria falta um trabalho sério da ABS! Faço um apelo ao amigo Danio Braga para que providencie a formação de uma equipe de docentes em Porto Alegre e estimule seus colegas donos de restaurantes a colocar sommelier em seus estabelecimentos.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Sr. Lona, a notícia publicada na Revista Adega (virtual) de hj noticia o aumento na procura por cursos de sommelier. Considerando que essa nobre profissão foi regulamentada há pouco, podemos esperar um futuro promissor. Aos poucos, a cultura do vinho e do espumante vai se solidificando e essas nobres bebidas vão ganhando o respeito que merecem...

Anônimo disse...

Existem muitos restaurantes onde não sabem como acompanhar o vinho com a comida.
Eu conheço um delivery em jardins que recomenda que tipo de vinho é melhor para o prato que se pede.