Total de visualizações de página

domingo, 1 de novembro de 2009

Cristais


Jantando recentemente num restaurante de Porto Alegre percebi que uma mesa ao lado reclamava do garçom a presença de pequenos cristais depositados no fundo da garrafa de vinho tinto. Como o garçom não sabia explicar o motivo deste material e tentando evitar uma má impressão sobre o vinho, me identifiquei como enólogo e expliquei a razão: eram cristais de um sal do ácido tartárico que se formam ao submeter o vinho a baixas temperaturas, absolutamente naturais e que não ofereciam nenhum risco. O vinho era argentino e fora esfriado de forma rápida num balde com muito gelo. É importante ressaltar que em determinadas condições esta cristalização pode ser freqüente: a maioria dos vinhos importados não são esfriados antecipadamente na cantina, o que evitaria este problema porque os cristais seriam formados e retirados através de uma filtração. Não são esfriados por duas razões: a primeira e mais importante é que o frio pode alterar as características organolépticas, principalmente a estrutura de sabor. O segundo motivo é que nestes países os vinhos tintos não são consumidos frios e sim a temperatura ambiente, quase sempre próxima dos dezoito graus.
Por conta do hábito existente em algumas regiões do Brasil de esfriar exageradamente os vinhos, sejam brancos ou tintos, a grande maioria das vinícolas do Brasil, para evitar problemas como o do casal citado, "estabilizam" todos os vinhos.
Se por acaso você enfrentar uma situação destas, não fique estressado. Beba com tranquilidade até os cristais.São compostos do um ácido orgânico chamado tartárico, que se encontra somente na uva. É tão importante que antigamente era chamado de ácido úvico.

3 comentários:

GISELE VEIGA RAVAZZI disse...

Adorei essa explicação!
Sabe, nós, que não entendemos nada de vinho, que compramos pela referência, pela indicação, temos que ter muito cuidado quanto às gafes que podemos cometer.
Sinto-me bem em comentar aqui. Não me ocorre o medo de ser vigiada, satirizada ou hostilizada.Por que? ora...olhem o nome do blog!!!
Parabéns! Continuem com as dicas simples e óbvias para conhecedores, mas tão esclarecedoras para pessoas como eu!

Grande Abraço

Gisele Veiga
www.changings.wordpress.com
twitter: giseleveiga

Adolfo Lona disse...

Prezada Gisele:
Obrigado pela mensagem.
Fico feliz em ajudar, apesar de achar que a maioria das pessoas que se consideram "não entendidas", geralmente conhecem bastante por conta da curiosidade. Somente aprendem os que acham que nada sabem.
Abraço
Adolfo

Horta atlântica disse...

caro senhor lonas, acabo de abrir um tonel de mais de 500 mil litros que não era usado faz temmmmpoooosssss...
acontece que o interior está recoberto com uma espessa camada de cristais do vinho que já lá esteve e agora já não está mais, mas sinto que posso fazer algo de muito utilpara a saude a partir desses resíduos cristalins, será que entende desta materia- muito grata desde já
maria do espírito santo