Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prudência


Meu amigo Werner Schumacher anunciou no face que nos Estados Unidos a cada ano pelo menos 3 pessoas perdem um olho por falta de cuidados ao abrir garrafas de espumantes. Parece que o principal local e ocasião é durante os casamentos.

O que as pessoas não sabem é que uma garrafa de espumante é um vaso sob pressão e que a rolha, ao sair, é empurrada por pelo menos 60 libras.

Quanto é isso?
O dobro da pressão de um pneu, ou seja, uma rolha ao sair é um projetil que viaja na direção de algum alvo (que não deve ser o olho seu nem de ninguém!).

“Meu Deus, vou comprar capacete, luvas é um avental de aço para usar cada vez que tiver de abrir uma garrafa dessa bomba que é uma garrafa de espumante!!! “

CALMA, NÃO É ISSO!

Conhecer esta realidade nos alerta para respeitar a garrafa de espumante, não brincar com ela, não ficar fazendo gracinhas durante a retirada da rolha.

Algumas recomendações para evitar acidentes e momentos desagradáveis:
1. Se a garrafa, por alguma razão caiu no chão e não quebrou, tome cuidado ao manuseá-la. Envolva toda ela num pano deixando livre somente a boca para retirar com cuidado a rolha e gaiola. A garrafa é feita especialmente para suportar altas pressões mas um golpe forte pode afetar o vidro. Desconfie.
2. Não agite a garrafa antes de abri-la. Ela fica nervosa com o movimento e a pressão aumenta, o espumante também ficará nervoso e perderá gás rapidamente ao ser servido.
3. Não confie na rolha, não facilite, desconfie sempre.
4. Não retire a gaiola e depois a rolha. Esta pode sair intempestivamente e ir em direção errada, sem controle.
5. Segure firmemente a parte superior da gaiola, afrouxe esta e depois retire gaiola e rolha juntos.

Seja prudente e consciente da situação. Não deixe que nada estrague a festa. É absurdo imaginar que um momento, seja ele qual for, que mereceu ser brindado com uma borbulhante taça de espumante, acabe com alguém acidentado.

Todos nós produtores desta maravilhosa bebida que brinda à vida queremos oferecer momentos prazerosos, alegres, festivos, inesquecíveis.

Um comentário:

Ignacio Carrau disse...


Excelente o comentário sobre os cuidados que devemos adotar ao abrir uma garrafa de qualquer tipo de espumante .
Mesmo os espumantes baratos que são gasificados podem oferecer os mesmos riscos .
Ao abrir qualquer garrafa de espumante é fundamental incliná-la num ángulo de 60 graus e sempre apontando ela para um lugar onde não tenha ninguem perto e de preferencia nem longe .
Caso ela saia sozinha antes da pessoa mexer nela não haverá riscos de um accidente .
Grande abraço e parabéns novamente, muito oportuno o comentário .

Ignacio Carrau